A Plataforma Educopédia 

         A Educopédia é uma plataforma online, colaborativa de aulas digitais, criada pela UFRJ e desenvolvida pela Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro, em parceria com MEC, sendo direcionada para a Educação Infantil, o Ensino Fundamental, a Educação de Jovens e Adultos e a Educação Especial. Oferece atividades que foram desenvolvidas com a utilização das multimídias digitais (texto, vídeo, áudio, animação, gráfico) tornando as aulas interessantes, divertidas e motivadoras. Sendo assim, uma ferramenta que facilita o processo contínuo de desenvolvimento.
         Objetiva tornar o ensino mais atraente e mobilizador, além de instrumentalizar o professor através de planos de aula, jogos e vídeos, possibilitando a aprendizagem de forma lúdica, nas disciplinas de Língua Português, Matemática, Educação Física e Inglês.
         Nesta abordagem os professores podem selecionar através de tutorial, os conteúdos programáticos que estejam em sintonia com o Projeto Pedagógico da escola em que atuam, agregando as novas tecnologias nas suas aulas. O aprimoramento no uso de qualquer ferramenta computacional deve ser analisado atentamente, pelos futuros professores, para não perderem de vista a criticidade na efetivação da construção do conhecimento, que resultará no aluno sujeito ativo na construção do seu próprio conhecimento. Como destacam CUNHA e SANTOS (2012, p.33) “não congele a arte de pensar do seu aluno com atividades que limitem a sua capacidade de pensar, sentir e agir”. Portanto, é fundamental selecionar as atividades que apontem na direção da interação, da colaboração e da reflexão, valorizando o aluno no grupo social e instigando o seu pensamento crítico.
         Recentemente a plataforma adquiriu o licenciamento de Recurso Educacional Aberto (REA), tornado-se uma plataforma livre, possibilitando assim, o compartilhamento de conteúdos para escolas de diferentes localidades, agregando conhecimento e qualidade na educação. O maior desafio encontrado é a conexão banda larga, tendo em vista que impede rotineiramente o avanço na utilização das novas tecnologias computacionais, comprometendo a qualidade de ensino nas escolas públicas brasileiras.

          Em entrevista realizada, no dia 05 de novembro de 2012, a Coordenadora Pedagógica Sanny Cotta de Figueiredo, da Escola Municipal Assis Chateaubriand, no bairro de Vila Isabel, Rio de Janeiro, relata sobre as dificuldades, no uso da Educopédia:

“...resistência de boa parte do grupo de professores às novas tecnologias, como sendo uma questão relevante. Uma vez vencida esta etapa, ficamos à mercê de um sistema que perde o encanto, off line. Tanto críticos quanto seguidores da Educopédia, entretanto, guardam o mesmo e legítimo sentimento: um produto genuinamente brasileiro, construído por profissionais conhecedores da nossa realidade e tendo como alvo, professores e alunos da Rede Pública do Brasil. Embora tenha muito que melhorar, ninguém deve deixar de conhecer.”


Referencial Teórico:

Disponível em:
http://www.rioeduca.com.br//. Acesso em 04 nov. 2012.
http://www.rio.rj.gov.br/web/sme//. Acesso em 04 nov. 2012.
http://oaeducopedia.blogspot.com.br//. Acesso em: 08 nov. 2012

17 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vencer esta etapa que é um complicador. Em pleno século XXI temos muitas pessoas se recusando ao uso da ferramenta.

      Excluir
  2. Não tinha ainda conhecimento dessa ferramenta. Assim como eu, acredito que a maioria dos professores também não a conhece.
    Problemas sempre aparecerão, quando o assunto está ligado a novas tecnologias, seja na pessoa que não acredita no trabalho ou não tem conhecimento assim como eu, seja pela dificuldade de acesso por máquina ou internet precária.
    Embora, precisemos sempre analisar muito bem o uso desse recurso, não podemos nos furtar ao aprendizado dele, sob pena de ficarmos para trás. Temos simque ser críticos para utilizar em sala de aula, continuamente o melhor, também devemos dar-nos oportunidades de experienciar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade Juraci, precisamos vivenciar as novas experências, analisando as tendências dos softwares educativos, que tenham significado na construção do conhecimentou.

      Excluir
  3. As novidades sempre causam um certo desconforto para algumas pessoas. Mas o educador precisar abrir mão de tradicionais metodologias e estar buscando continuamente novas metodologias que poderão trazer um avanço no desenvolvimento de suas aulas e também despertar um interesse maior de seus alunos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A utilização do computador como meio pedagógico, ainda causa resistência nas salas de aula, mas sem dúvida que é um dos melhores caminhos para a construção de saberes.

      Excluir
  4. Essa plataforma é uma ferramenta bastante eficaz para um novo século que transpira informática e tecnologias de informações(TIC's), mas para que isso ocorra é de suma importância os educadores se disponham para aprender a usar o computador em suas aulas tê-lo como aliado e não como inimigo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ...e para tanto Raíssa, os professores devem ser qualificadose comprometidos, os equipamentos intalados e prontos para a utilização e o principal, o acesso à internet de forma igual, para que o uso da informática nas escolas, não seja apenas objeto de índices duvidos.

      Excluir
  5. Eu também desconhecia essa Plataforma colaborativa de aulas digitais (Educopedia), pena que sempre esbarra em algo, sempre há um empecilho quando se pensa em melhorias na educação(Conexão Banda Larga).Nada é perfeito!!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O acesso à internet, ainda é muito desigual no nosso país. Se num grande centro este obstáculo está presente, imagine as escolas e a população das áreas mais distantes?....

      Excluir
  6. É fundamental a utilização desses recursos em todas as modalidades de ensino, principalmente na Educação Infantil e para alunos com necessidades especiais, pois são ferramentas que possibilitam um aprendizado mais dinâmico e prazeroso, que apresenta uma motivação às novas técnicas e práticas educacionais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lany, a interação em ambiente digital é imprescindível em todas as escolas públicas do nosso país, tendo em vista o envolvimentos dos alunos apliando as chances de uma aprendizagem transformadora.

      Excluir
  7. Muito interessante o programa apresentado, sou muito a favor de toda a forma de interdisciplinaridade, a fim de que os conhecimentos das diferentes matérias se misturem e se tornem úteis na vida escolar dos alunos em diferentes momentos, deve sempre estimular o uso de ferramentas inovadoras, tendo em vista nossa estrutura educacional arcaica que necessita dessa renovação proveniente das TICs, enfim, parabéns por apresentar em seu blog uma atividade que nos auxiliará em nossa caminhada como professor!

    ResponderExcluir
  8. Concordo Roberto. A informática na escola possibilita a integração entre as disciplinas, como também facilita a mediação entre aluno e aprendizagem.

    ResponderExcluir
  9. Agradeço a Sanny Cotta, Juraci, Fernanda Lima, Raíssa, Fabiana, Lany e Roberto, pois seus comentários enriqueceram minha AD2, contribuindo para alcançar a nota máxima, numa disciplina que sempre tive dificuldade.
    Fico muito agradecida!... Bjs

    ResponderExcluir